terça-feira, 11 de outubro de 2011

Bairro Alto da Serra


O caminho aberto pelos bandeirantes em suas viagens pelo sertão, e veio a tomar o nome de "Caminho do Ouro", quando da descoberta de ouro e pedras preciosas nas Minas Gerais. Como sua importância começou a crescer devido à necessidade de escoamento da produção, foi preciso estabelecer uma ligação permanente e segura entre o porto do Rio de Janeiro e as Minas Gerais, dando início à colonização da região.

Seguindo o "Caminho do Ouro", o imperador D. Pedro I, tornou-se hospede frequente da fazenda, mesmo depois da morte do Padre Corrêa, pois continuou sendo recebido pela irmã e herdeira do Padre.
Encantado com as belezas e amenidades da região, propõe a compra da fazenda. Como os herdeiros do Padre Corrêa não estavam interessados em vendê-la, indicaram a vizinha fazenda do Córrego Seco que foi comprada em 1830, passando a chamar-se Fazenda da Concórdia. Foi D. Pedro II que, em 1843, ordenou a construção de um palácio para veraneio. O projeto ficou nas mãos do arquiteto alemão Koeler.

Por iniciativa do Visconde de Mauá, em 1854, começa a funcionar a primeira estrada de ferro brasileira ligando Porto Mauá à Raiz da Serra. Para se chegar a Petrópolis, atravessava-se a baía, de barco, até Porto Mauá, daí, seguia-se de trem até à Raiz da Serra; em seguida, subia-se a serra em diligência puxada a cavalos.
A estação de Alto da Serra foi inaugurada em 1883. Sua função é descrita a seguir: "A linha de cremalheira partindo da Raiz da Serra.






Um comentário:

  1. Bacana tô gostando do blog, precisamos preparar esse material para estar ativo pq ano 2012 os blogs continuam...bj, profa Ruth.

    ResponderExcluir